Mitologias

A Busca da Noite

Antes, no início do mundo, não tinha noite, só tinha dia. Durante o dia a gente ficava acordada, comia muitas vezes, sem parar. A comida acabava depressa demais. Gorá, o deus, e seu irmão Betagav resolveram buscar a noite na casa de Padzov, outro deus, o dono da noite. Antes da viagem, Gorá e Betagav marcaram seu calendário e avisaram quando iam voltar. O calendário de Gorá eram os cantos dos pássaros que dariam sinal sobre os viajantes. [...] Gorá viajou. [...] Perto da casa de Padzov, Gorá chamou:

  • Ei, Padzov, viemos visitar você. Estamos passando mal, não tem noite na nossa casa, por isso viemos aqui buscar a noite, pedir para você arrumar a noite para nós. Padzov levantou para ver quem estava chegando. Viu Gorá e Betagav.
  • Oi Gorá, é você? Pode chegar pra cá! Só que você não vai voltar vivo, você não conhece minha casa. Quem entra na minha casa não volta vivo, não vive mais. Gorá teve coragem de entrar, expor o que queria. [...]
  • Muito bem, vou arrumar a noite pra vocês. Padzov pôs a noite numa caixinha.
  • Aqui está o presente – entregou Padzov para Gorá e Betagav – Vocês não devem abrir fora, só na maloca. Jamais abram durante a viagem. [...] Vocês só têm que abrir junto de sua mãe, em casa. (idem., p.155 e 156)
  • E agora, Bétagav – disse Gorá – o que vamos fazem? Vamos voltar, pedir outra noite a Padzov para levar para a aldeia? Essa já gastamos... Resolveram ir. Gorá foi, bem descarado, bem sem-vergonha apenar de ter errado, fazer novo pedido para Padzov.
  • Ei, nós abrimos na viagem!
  • Eu não avisei vocês que não era pra abrir? Antes tem que chegar na maloca! Vou arrumar mais uma vez. Se você abrir, eu não sei. Leva essa aqui. Gorá obedeceu Padzov. Só foi olhar o que havia dentro da caixa na maloca. Escureceu. Por isso temos a noite até hoje. Havia muitos perigos na casa de Padzov, mas Gorá era poderoso, não aconteceu nada. Antes não tinha noite e não tinha dia, não tinha sono. Enquanto estávamos acordados vivíamos o tempo todo como fome. Hoje temos descanso. A escuridão é que trouxe o sono. [...] (idem., p.157)

Posted in mitologias on Nov 21, 2019