Associação Indígena Zavidjaj Djigúhr

Esta associação é responsável, entre outras coisas, pela intermediação do comércio da castanha da Amazônia (Bertolethia excelsa) coletada pela comunidade e que constitui sua principal fonte de renda. Além da castanha, uma atividade que tem potencial para constituir uma importante renda da comunidade é a produção de artesanato pelas mulheres. As mulheres Ikólóéhj são exímias artesãs. O objetivo desse site é divulgar os artefatos produzidos nas aldeias, em especial a arte elaborada pelas mulheres, e deste modo, proporcionar um meio de garantir geração de renda e autonomia para o povo, em especial, para as mulheres.

História

Entenda a história dos Ikólóéhj Gavião, desde o primeiro contato com o homem branco até sua atual situação.

Mitologias

Entre em contato com as histórias dos antigos.

Artesanatos

Conheça as artesãs responsáveis pelas artes da aldeia Ikólóéhj, suas artes e veja as artes elaboradas pelos homens da aldeia.

Produção da Castanha

Entenda passo a passo o processo da produção da castanha.
Saiba mais

Esportes

O esporte é um tema com grande representatividade na sociedade moderna. Entre os Povos Indígenas, não é diferente. A partir da classificação utilizada nos Jogos dos Povos Indígenas, podemos observar que há modalidades comuns a várias etnias, como o cabo de força e a corrida de tora.Além disso, temos as modalidades da sociedade ocidental, como o futebol. Por meio das modalidades oriundas das etnias, é possível conhecer mais sobre as suas culturas. Já o futebol, constitui-se como um instrumento importante para o intercâmbio cultural com os povos não indígenas. Portanto, o esporte possibilita o reconhecimento e a valorização das culturas indígenas, do mesmo modo que oportuniza a interação com as sociedades não indígenas.

Saiba mais

O Arco e a Lira

Assistir vídeo

Cultura viva do Povo Ikólóéhj-Gavião

Esse livro tematiza a vida, a cultura, a sabedora, a história e os desafios do Povo Ikólóéhj-Gavião que vive no estado de Rondônia. Neste caderno, a comunidade quer compartilhar aspectos significativos de sua cultura: a vivência comunitária e a natureza, os mitos, a língua, a importância das musicas e dos instrumentos musicais, as pinturas e os enfeites utilizados na festas, entre outros. Além de comunicar aspectos precisos de sua cultura, a comunidade também compartilha suas formas tradicionais de economia e suas experiências atuais com a coleta da castanha e a confecção de artesanatos como praticas ecologicamente sustentáveis.

Clique aqui para acessar o livro

Catarino Sebirop: Cacique dos Ikólóéhj Gavião de Rondônia

Sebirop é cacique dos Ikólóéhj Gavião que vivem na Terra Indígena Igarapé Lourdes em Rondônia. Filho de Sorabáh Djigúhr, zavidjaj (dono de maloca) que travou relações com os brancos nos anos 1950. Foi por meio do seu pai que o etnógrafo Harald Schultz (1955) conheceu os Ikólóéhj a quem chamou de povo Digüt, nome o chefe. Coube a Sebirop desfazer o equívoco, anos mais tarde.
Confira a história clicando aqui

Vazej paré akúá

Vídeo produzido por Matilde Gavião, acadêmica do curso de Licenciatura Intercultural da UNIR, e que traz informações valiosas sobre práticas culturais relacionadas ao universo feminino, saúde da mulher, puberdade, parto e resguardo. Também discute questões relacionadas a atuação da medicina ocidental diante destes temas.

Assistir vídeo 1 Assistir vídeo 2

Realização

Instituto Feredal de Rondônia - IFRO
Grupo de Pesquisa Temática Étnicas na Amazônia